Verbos: conjugação (modo indicativo)

Pelas postagens anteriores você já teve uma noção básica dos verbos. Agora, vamos começar a falar de algo importante, que é a conjugação.

Os verbos podem ser conjugados em três modos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Agora, nós vamos estudar a conjugação do modo indicativo.

Os Tempos

1) PRESENTE

Os verbos conjugados no presente são aqueles que acontecem no momento exato da ação

Vamos pegar os verbos mais tradicionais para nosso modelo: CANTAR, VENDER, PARTIR. 

A conjugação no presente do indicativo tem este padrão:


EU CANTO\VENDO\PARTO
TU CANTAS\VENDES\PARTES
ELE CANTA\VENDE\PARTE
NÓS CANTAMOS\VENDEMOS\PARTIMOS
VÓS CANTAIS\VENDEIS\PARTIS
ELES CANTAM\VENDEM\PARTEM


Todos os verbos regulares seguem esse modelo. Basta copiá-lo. 


2) PRETÉRITO

Acabamos de ver o modelo de conjugação dos verbos conjugados no presente do indicativo. Agora, os verbos conjugados no pretérito são aqueles que aconteceram no passado. Quanto maior a "perfeição" mais tempo se passou (mais antiga é a ação). 

O pretérito é dividido em:

PRETÉRITO PERFEITO: A ação começou e terminou num dado momento do passado. 

PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO: A ação aconteceu antes de outra ação passada. Ou seja: é um verbo que aconteceu antes de outro verbo pretérito perfeito. 

PRETÉRITO IMPERFEITO: A ação ocorria no passado com uma certa continuidade. Era uma ação rotineira, contínua, como antigos hábitos. Exemplo: "quando criança, eu nadava aos finais de semana e andava de bicicleta" (ações contínuas e rotineiras, porém localizadas no passado). 


O pretérito perfeito segue este modelo:

EU CANTEI\VENDI\PARTI
TU CANTASTE\VENDESTE\PARTISTE 
ELE CANTOU\VENDEU\PARTIU
NÓS CANTAMOS\VENDEMOS\PARTIMOS
VÓS CANTASTES\VENDESTES\PARTISTES
ELES CANTARAM\VENDERAM\PARTIRAM  

O pretérito mais que perfeito segue este modelo:

EU CANTARA\VENDERA\PARTIRA
TU CANTARAS\VENDERAS\PARTIRAS
ELE CANTARA\VENDERA\PARTIRA
NÓS CANTÁRAMOS\VENDÊRAMOS\PARTÍRAMOS 
VÓS   CANTÁREIS\VENDÊREIS\PARTÍREIS 
ELES  CANTARAM\VENDERAM\PARTIRAM

Como esse verbo não é muito comum no cotidiano, vamos ver um exemplo:

João vendera sua fantasia e foi para a festa. 

Ou seja: João vendeu a fantasia antes de ir para a festa (e ir para a festa é outra ação passada concluída no passado). Observe que a ação de vender começou e terminou antes de outra ação começar e terminar (ir para a festa). 

O pretérito imperfeito segue este modelo:

EU CANTAVA\VENDIA\PARTIA
TU CANTAVAS\VENDIAS\PARTIAS
ELE CANTAVA\VENDIA\PARTIA
NÓS CANTÁVAMOS\VENDÍAMOS\PARTÍAMOS
VÓS CANTÁVEIS\VENDÍEIS\PARTÍEIS 
ELES CANTAVAM\VENDIAM\PARTIAM 


Além deles, nós temos os pretéritos compostos, mas não vou falar neles agora. 


3) FUTURO

Há dois tipos de futuro: do presente (normal: o que todos nós usamos) e do pretérito (uma condição vinculada a um passado). Vamos ver o jeitão deles então... 


O futuro do presente segue este modelo:

EU CANTAREI\VENDEREI\PARTIREI
TU CANTARÁS\VENDERÁS\PARTIRÁS
ELE CANTARÁ\VENDERÁ\PARTIRÁ
NÓS CANTAREMOS\VENDEREMOS\PARTIREMOS
VÓS CANTAREIS\VENDEREIS\PARTIREIS
ELES CANTARÃO\VENDERÃO\PARTIRÃO 


O futuro do pretérito segue este modelo:

EU CANTARIA\VENDERIA\PARTIRIA
TU CANTARIAS\VENDERIAS\PARTIRIAS
ELE CANTARIA\VENDERIA\PARTIRIA
NÓS CANTARÍAMOS\VENDERÍAMOS\PARTIRÍAMOS
VÓS CANTARÍEIS\VENDERÍEIS\PARTIRÍEIS
ELES CANTARIAM\VENDERIAM\PARTIRIAM

Na próxima postagem, vamos continuar a ver a conjugação dos verbos. 






68 comentários:

  1. Da pra estudar , e se divertir

    ResponderExcluir
  2. adorei amei,sou fã agora do site das dúvidas(este site)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hghghgghhghghgghghghghghhghghghhgg ninecraft

      Excluir
  3. agora vo ir bem na prova kkkk

    ResponderExcluir
  4. isso é que é idia de genio aprender claro que copiando mas que divertido

    ResponderExcluir
  5. adorei enquanto eu estudo eu me divirto

    ResponderExcluir
  6. da pra aprender e se divetir ao mesmo tempo.....

    ResponderExcluir
  7. eu quero mais conceitos,é que eu tõ encontrando dificuldade nos estágios de direção.....vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica.

      Eu não a entendi bem. Você quer mais conceitos a respeito de verbos?

      Os conceitos principais giram em torno das possibilidades e das flexões verbais, até porque se trata de uma classe gramatical extremamente variável. Podemos explorar as circunstâncias expressas pela atividade verbal. Por exemplo, o modo indicativo expressa uma sentença onde o interlocutor realiza uma afirmação. Por outro lado, o modo imperativo expressa uma sentença vinculada à ideia de ordem e de autoridade. Outros conceitos importantes são os tempos e as demais flexões. Acredito que a parte conceitual desse assunto está centrado nas transformações estruturais que o verbo sofre de acordo com as suas circunstâncias.

      É mais ou menos isso que você queria ou eu fugi muito do que você esperava?

      Excluir
    2. Acho que entendi o que Jéssica quis dizer!!

      Ela está se referindo à conjugação de algum modo/tempo verbal com base no radical/desinência de verbos em outros modos/tempos. Por exemplo:
      Dizem que para conjugar o Futuro do Subjuntivo de um determinado verbo, pegamos o radical, retirando a desinência da 2ª pessoa do pretérito-perfeito do indicativo do mesmo verbo e acrescentamos as terminações R, RES, R, RMOS, RDES, REM (para formar o futuro do subjuntivo).

      Acho que é por ai!!

      abçs.
      Orlando Souza
      :)

      Excluir
    3. Hum... então ela não quer o conceito, mas sim o modelo, digamos, "pré-programado" da conjugação dos verbos regulares, o que é constante nas minhas postagens (em todas as postagens da série eu trago o modelo das conjugações).

      Jéssica, acesse o menu do nosso plano de estudo e veja os modelos de conjugações verbais regulares nos tópicos listados.

      http://blogdogramaticando.blogspot.com.br/2012/11/roteiro-carreira-plano-de-estudos.html

      Excluir
  8. adorei è muito divertido e engraçado agora eu gostei de portugues

    ResponderExcluir
  9. muito obrigado aposto como vou tirar 10 nesse trabalho!!!Valeu

    ResponderExcluir
  10. Ixxi qe ótimoo ameii tem todo o assunto akíí muiito obrigadoo!!=]'

    ResponderExcluir
  11. muito legal !! =) mas mesmo assim odeio verbos !! buaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por todos os comentários! Vocês impulsionam a motivação do autor e deixam o blog bem mais dinâmico e interativo! Muito obrigado!

      Excluir
  12. Cara, está de parabens, venho procurando sites na internet sobre gramática, e nenhum me explicava de forma clara , realmente seu método de ensinar é muito bacana e aprend em 10 minutos nessa postagem o que não aprendi em 3 horas em "sites profissionais" , tá de parabens! quando lograr minha aprovação , passo novamente pra agradecê-lo...

    Leonardo Souza"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estava quase na hora de eu ir pra escola tinha esquecido de fazer esse trabalho.
      valeu vc me ajudou muito que vc possa fazer mais matérias como essa divertidas

      Excluir
    2. legal, me ajudou muito!

      Excluir
  13. muito louco gostei muito legal esta de parabens

    ResponderExcluir
  14. Adorei o site me ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  15. agora não vou tirar zero huashuahsuahsuahs :D

    ResponderExcluir
  16. e quando for o verbo ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O verbo "ir" é irregular. Portanto, ele não tem um padrão específico de conjugação e não resta outra alternativa senão decorar as conjugações.

      Por exemplo:

      Eu vou (presente)
      Eu fui (pretérito perfeito)
      Eu irei (futuro do presente)

      Existem conjugadores completos na internet. Caso queira ver todas as conjugações do verbo "ir" eu sugiro o seguinte link:

      http://www.conjugador.com.br/index.php?verbo=ir&pesquisa=1

      Excluir
  17. me ajudou muito tambem quero ver a proxima postagem afffffffffffffff ............................................

    ResponderExcluir
  18. gostei muito me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  19. Muito bom adorei ,acho que vou tirar 10 na minha prova!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia professor!
    Minha professora dizia que para o pretérito imperfeito poderíamos usar a palavra ANTIGAMENTE antes de conjugar.
    A conjugação ficaria assim:
    ANTIGAMENTE eu cantava
    ANTIGAMENTE tu cantavas
    ANTIGAMENTE ele cantava
    ANTIGAMENTE nós cantávamos
    ANTIGAMENTE vós cantáveis
    ANTIGAMENTE eles cantavam
    Já para o pretérito perfeito ela aconselhava a usar a palavra ONTEM.
    A conjugação ficaria assim:
    ONTEM eu cantei
    ONTEM tu cantaste
    ONTEM ele cantou
    ONTEM nós cantamos
    ONTEM vós cantastes
    ONTEM eles cantaram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa maneira de gravar a diferença entre os tempos. Nunca pensei nisso. Obrigado por compartilhar isso com a gente.

      Excluir
    2. gostei vai me ajudar muito na prova amanhã

      Excluir
  21. me ajudou bastante este site foi muito útil

    ResponderExcluir
  22. POsta Sobre VErbos Irregulares com Terminação OR como FOR E POR
    VALEU
    Filipe Oliveira

    ResponderExcluir
  23. não entendi nada minha cabeça embaralho mais ainda

    ResponderExcluir
  24. muito bom esse site estao de parabens!

    ResponderExcluir
  25. Muito legal msm eu ja sabendo verbo(eu so nao sabia o futuro do preterito) foi legal porque as vess e chatao fica estudando no caderno ai ja na internet e mellhor bem mas divertido

    ResponderExcluir
  26. vlw LEK TAMO JUNTO CACHORRO OBG

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito vai me ajudar bastante na prova de recuperação q vou ter amanhm ;-; , mas consegui entender e me divertir muito obg ;-)

    ResponderExcluir
  28. gostei muito pois tem tudo ai

    ResponderExcluir
  29. achei fácil de estudar por este site!

    ResponderExcluir
  30. Nossa vlw me ajudou, nao entendia o Preterito obg !

    ResponderExcluir
  31. estou com um pouco de dificuldades mais conseguir decorar

    ResponderExcluir
  32. Poxa gostei muito , explicação super prática . Parabéns !
    Eu erraria verbos no concurso ,porém não errarei mais .

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber se esse modo indicativo é no Espanhol?

    ResponderExcluir
  34. A conjugação em espanhol é bem parecida com a do português. Como eu não domino bem o espanhol, dê uma olhada neste site:
    http://www.bomespanhol.com.br/conjugar

    ResponderExcluir
  35. Na minha "corrida" de estudos, este site tem me ajudado bastante. Muito bom!

    Inclusive, deu até ideia. Tenho um projeto chamado "Ciências com Humor"; e a forma como você repassa seus conhecimentos de uma forma agradável ao público jovem é brilhante! Portante, a ideia seria repassar conteúdos, desta mesma forma, para que fique mais divertido de se aprender. E, o mais importante, compartilhar o conhecimento com todos!

    Muito Obrigado Professor, continue assim! Falarei com o coordenador do meu projeto, e logo colocaremos em prática. ;)

    Grato

    ResponderExcluir
  36. estudar portugues e ruim demais estudar no caderno mais ainda.tinha dificuldades em portugues mas agora com tudo explicado e so copiar e um 10,0 no teste
    obridooooooooo professor

    ResponderExcluir
  37. muito legal me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  38. Muito obrigada mesmo, hein rsrsrsrs espero não tirar nota baixa rsrs

    ResponderExcluir
  39. Que coisa mais linda da vida!!!! Eu estou conseguindo compreender as coisas e não ficar entediada! Você é o cara!!!! A parte triste que não conhecia esse site antes, e perdi muito tempo da minha vida estudando sem entender nada! E olhe que estou tentando estudar para concurso! (informação desnecessária, masssss, resumindo: VOCÊ É MARAVILHOSO!!!!!)

    ResponderExcluir
  40. Me ajudou muito, coloquem mais no Google

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©