Verbos: conjugação (modo subjuntivo)

Continuando nosso estudo sobre verbos, hoje nós vamos estudar o modo subjuntivo, que é o modo onde expressamos incerteza (ex: talvez eu cante).


No modo subjuntivo, nós temos três tempos: presente, pretérito imperfeito e futuro.

No presente, o jeito é este aqui:

QUE EU CANTE\VENDA\PARTA
QUE TU CANTES\VENDAS\PARTAS
QUE ELE CANTE\VENDA\PARTA
QUE NÓS CANTEMOS\VENDAMOS\PARTAMOS
QUE VÓS CANTEIS\VENDAIS\PARTAIS
QUE ELES  CANTEM\VENDAM\PARTAM

No pretérito imperfeito ele fica assim:

SE EU CANTASSE\VENDESSE\PARTISSE
SE TU CANTASSES\VENDESSES\PARTISSES
SE ELE CANTASSE\VENDESSE\PARTISSE
SE NÓS CANTÁSSEMOS\VENDÊSSEMOS\PARTÍSSEMOS
SE VÓS CANTÁSSEIS\VENDESSES\PARTISSES
SE ELES CANTASSEM\ VENDESSEM\PARTISSEM

E no futuro, o jeito é este:

QUANDO EU CANTAR\VENDER\PARTIR
QUANDO TU CANTARES\VENDERES\PARTIRES
QUANDO ELE CANTAR\VENDER\PARTIR
QUANDO NÓS CANTARMOS\VENDERMOS\PARTIRMOS
QUANDO VÓS CANTARDES\VENDERDES\PARTIRDES
QUANDO ELES CANTAREM\VENDEREM\PARTIREM


Portanto, é isso que você precisa a respeito dos verbos conjugados no modo subjuntivo. Todos os verbos regulares seguem esse padrão.

99 comentários:

  1. VCS ESTÃO DE PARABÉNS, ESSE SITE É NTA:1.000.000.000.000.000.000.000.000
    TUDO QUE EU PRECISEI EU ACHEI AQUI!.
    NÃO É A TOA QUE EU TIREI 10 NO TRABALHO DE GRAMÁTICA, E 9,5 NA PROVA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico muito feliz e realizado por isso. Obrigado pelo seu comentário motivacional e parabéns pela excelente nota. Claro que o Gramaticando é apenas um complemento, pois sua conquista corresponde verdadeiramente ao seu esforço e sua dedicação. Portanto, parabéns pelo resultado, pois ele é fruto de seu esforço. O Gramaticando é apenas um facilitador; o mérito maior é seu.

      Excluir
    2. diz que tirou nota boa só pra se amostrar aqui tá pedindo pra falar e do cite e não das suas notas...

      parabéns pelo pessoal que criou o cite .....
      ótimo para o desenvolvido não só de alunos mais também para professores se capacitar melhor ; me ajudou muito em ´provas trabalhos e outras atividades parabéns pela a iniciativa dos criadores desse página..

      Excluir
    3. Acho que não te ajudou não em parceiro hahaha , acho melhor você dar mais uma olhada neste ótimo blog , porque pelo seu comentário sua ortografia está uma beleza kkkkk

      Excluir
  2. me ajudou a estudar para prova

    ResponderExcluir
  3. como conhuga o verbo procurar

    ResponderExcluir
  4. No presente do subjuntivo:

    Que eu procure
    Que tu procures
    Que ele procure
    Que nós procuremos
    Que vós procureis
    Que eles procurem

    No pretérito imperfeito do subjuntivo

    Se eu procurasse
    Se tu procurasses
    Se ele procurasse
    Se nós procurássemos
    Se vós procurásseis
    Se eles procurassem

    No futuro do subjuntivo temos:

    Quando eu procurar
    Quando tu procurares
    Quando ele procurar
    Quando nós procurarmos
    Quando vós procurardes
    Quando eles procurarem

    Dúvida esclarecida?

    Qualquer coisa, pode perguntar

    Vinic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como que voce sabe disso?

      Excluir
    2. Porque eu estudei e revisei esse assunto. Sempre que eu escrevo uma postagem nova, eu reviso o assunto mesmo sabendo tudo sobre ele.

      Caso tenha dúvidas, você pode utilizar os conjugadores disponíveis na internet.

      Excluir
    3. Ai você sabe uma musica que tenha um verbo no subjuntivo

      Excluir
  5. eu adorei esse site porque me ajudou muito para estudar para prova
    site é nota 1000

    ResponderExcluir
  6. Esse negócio me ajudou bastante,apesar de eu não gostar de verbo.

    ResponderExcluir
  7. legal.Maneiro me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  8. legau ele me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  9. pow ai vlw kara... se eu não copiasse isso no caderno iam me espulsar da escola...vlw aew manooow

    ResponderExcluir
  10. vlw ai me ajuda muito pro estudo da materia

    ResponderExcluir
  11. vlw ai me ajudo muito pro estudo da matéria

    ResponderExcluir
  12. Estão de parabéns mano... era isso q eu precisava e não achei em nenhum outro site... tanto o indicativo, quanto o subjuntivo!!

    ResponderExcluir
  13. Me ajudou muito aqui para estudar para a prova, obrigada, otimo blog!

    ResponderExcluir
  14. eu gostei muito desse site porque me ajudou a fazer a lição de casa

    ResponderExcluir
  15. Oie eu acho isso um maximo,vcs me ajudaram a estudar para a minha prova vcs estao de parabens vcs sao nta 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. acho q ajuda as pessoas a estudar nota 100

    ResponderExcluir
  17. Tirei 5 no trabalho valendo 5
    Vamos colegio thaiane pinheiro

    ResponderExcluir
  18. me ajudou para estudar para a prova
    valeu

    ResponderExcluir
  19. ajudou muito na prova . esse site a minha mãe adorou e me ajudou a tirar 9,1 na prova estudo na escola arquiodicesano

    ResponderExcluir
  20. mt obrigado vcs me ajudaram bastante estou mt aliviada, apesar de eu ñ gostar nem um pouco de verbo, ess blog foi bem divertido. AGRADECIDA

    ResponderExcluir
  21. Pow me ajudou muito.. so gostaria de saber em que tempo está a palavra "partira"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Partira" está conjugado no pretérito mais-que-perfeito (modo indicativo).

      Quanto mais "perfeito", mais "antigo" é o pretérito. Logo, o pretérito mais-que-perfeito é tão perfeito (tão antigo) que deu tempo para outra ação acontecer.

      Ex: "ele vendeu o carro que comprara no centro da cidade". Temos aí duas ações concluídas no passado, sendo que uma delas foi concluída antes da outra (comprara no centro). Primeiro ele comprou o carro no centro da cidade e depois o vendeu. Logo, usamos o pretérito mais-que-perfeito no verbo "comprar" por ele ser uma ação concluída antes de outra ação também concluída (vender).

      Excluir
    2. SIM
      EU PARTIRA
      TU PARTIRAS
      ELE PARTIRA
      NOS PARTIRAMOS
      VOS PARTIREIS
      ELES PARTIRAM

      Excluir
  22. Respostas
    1. ESTA NO FUTURO MUITO OBRIGADA POR OCULPAR NOSSOS SERVIÇOS

      Excluir
  23. Muuuuuuuito obrigada..realmente me ajudooou,o gramaticando é demaaaaais!!

    ResponderExcluir
  24. Poow gostei desse site me ajudou muito! : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei muito bom mais nao o suficiente

      Excluir
  25. Muitooo obrigado pela ajuda, se não fosse você que postou isso estaria perdidinha!!
    Muito obrigado mesmo, nunca pare de postar, por favor!

    ResponderExcluir
  26. Estou vidrado aqui todos os dias .
    Aprendi muita coisa, mais não cheguei nem próximo ao conhecimento que quero adquirir, falta ler muito ainda.
    Não custa nada agradecer.
    Muito obrigado de verdade, parabéns e continue assim.

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigado pelos comentários! Eles são muito motivadores e importantes para quem faz este blog. Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  28. me ajudou muito para pesquisa de escola

    ResponderExcluir
  29. bom o site é muito bom, mais teve um pequeno erro na conjugação do mado subjuntivo,no verbo vender estava assim o , Que eles venda espero ter ajudado valou gostei do site não estou criticando apenas corrigindo um errinho bobo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela correção. Eu realmente não tinha percebido. Obrigado mesmo.

      Excluir
  30. como se julga o verbo houver preciso disso muito rapido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui: http://www.conjugador.com.br/index.php?verbo=haver&pesquisa=1

      Nesse site, você consegue todas as conjugações dos verbos. Basta digitar o verbo desejado. Assim, você pode conseguir qualquer conjugação de modo instantânea (já que você precisa disso rápido). Passei esse site para você não precisar esperar pela minha resposta caso tenha mais dúvidas em relação à conjugação de um determinado verbo.

      Um abraço!

      Excluir
  31. Coloca as regras pro infinitivo,gerundio e participio

    ResponderExcluir
  32. "Infinitivo", "gerúndio" e "particípio" são as formas nominais do verbo e foram explicados no artigo introdutório desse roteiro de estudo, que pode ser acessado aqui: http://www.blogdogramaticando.com/2011/05/verbos-geral.html

    ResponderExcluir
  33. me ajudou muito obrigada

    ResponderExcluir
  34. isso e muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

    ResponderExcluir
  35. Perfeito esse blog! *0*

    ResponderExcluir
  36. maneiro me ajudou nas notas

    ResponderExcluir
  37. O futuro do subjuntivo, terceira pessoa do plural, verbo partir, precisa de correção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, é verdade! Erro de digitação! A postagem foi atualizada. Obrigado pela correção.

      Excluir
  38. vlw galera!!! odeio portugues mas conseguir tirar 9,5 na prova oral.......

    ResponderExcluir
  39. Eike tudooooo!! Amei real esse blog!! Sucesso :)

    ResponderExcluir
  40. E como ficaria assim

    SE EU ESTIVER CANTANDO
    QUANDO EU ESTIVER TRABALHANDO
    QUE EU ESTEJA PARTINDO

    Poderia me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não tem problema algum: você apenas está usando uma locução verbal (um verbo principal com um auxiliar).

      Se eu estiver cantando => futuro do subjuntivo (geralmente se diz "quando eu estiver cantando")
      Quando eu estiver trabalhando => futuro do subjuntivo
      Que eu esteja partindo => presente do subjuntivo

      A terminação "ando", "endo" e "indo" consistem uma forma nominal do verbo (é gerúndio). Você poderia usar também o particípio. Exemplo:

      Se o banco estivesse falido, você deveria sacar dinheiro
      Se o banco estivesse falindo, você deveria sacar dinheiro

      Veja que o verbo "estar" está conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo. Porém, as formas nominais do verbo "falir" (particípio em um e gerúndio em outro) mudam a ideia da mensagem. Em um, eu deveria sacar dinheiro caso o banco já estivesse falido. Veja: o particípio dá a ideia de "ação concluída" dentro do contexto do subjuntivo (caso o banco já estivesse falido). Em outro, eu deveria sacar dinheiro caso o banco começasse a falir (estivesse falindo, ou seja: começou o processo de falência, mas não faliu completamente).

      Veja que, por ser uma locução verbal (dois verbos) eu tenho duas ideias temporais, uma ligada a outra: a ação concluída (falido) ou em andamento (falindo) dentro do contexto do subjuntivo (se o banco estivesse).

      Excluir
    2. Muito obrigado, SE EU TIVESSE ESTUDADO um pouco mais, n ão seria necesario fazer esta pergunta rsrsr

      Excluir
  41. eu queria saber mais sobre conjucoes verbais no modo subjuntivo ? pois ainda nao aprendie e tenho que fazer um trabalho agora sobre isso pra apresentar amanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu poderia falar mais a respeito do subjuntivo se eu inventasse mais alguma coisa. As características principais estão no post: não sei o que mais eu posso falar a você além dos modelos de conjugação.

      Se você quiser, você pode acessar um conjugador online: ele dará a você a conjugação de qualquer verbo (aí sim, será algo que eu não tenho aqui).

      Acesse: http://www.conjugador.com.br/


      Excluir
  42. cara esse site é top tem tudo que preciso, só queria saber o modo subjuntivo passado que eu não encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O subjuntivo passado é o pretérito imperfeito (coloquei depois do presente). Obrigado pelo comentário!

      Excluir
    2. muito obrigada, ajudou bastante minha pesquisa.

      Excluir
  43. Como se conjuga 'Amadurecer' no modo 'Futuro do Subjuntivo'?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguindo o modelo:

      Quando eu amadurecer
      Quando tu amadureceres
      Quando ele amadurecer
      Quando nós amadurecermos
      Quando vós amadurecerdes
      Quando eles amadurecerem

      Excluir
  44. Muito boa esta aula, agente aprende a falar bem,recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  45. esse site é 1.000!!!! Me ajudou muito ;-)

    ResponderExcluir
  46. Olá!

    Obrigado pelo trabalho. É de grande valia.

    Apenas para constar, acho que o verbo vender, na conjugação da 2ª pessoa do plural do presente do subjuntivo está, na verdade, conjugado no presente do indicativo. Foi o que constatei ao comparar com a conjugação do Conjugador do Só Português.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  47. :0 Amei me ajudou muito acho q com isos q tbm com a explicação no modo indicativo acho q eu passo facil facil na prova de recuperação ;-)

    ResponderExcluir
  48. eu tenho dificuldade entre diferenciar conjugado no pretérito mais-que-perfeito e o do imprefeito....poderia me ajudar com isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pretérito-mais-que-perfeito não é muito comum na fala. Ele indica uma ação que aconteceu antes de outra ação no passado. Eles terminam em "ara", "era" ou "ira" (cantara, viajara, vendera,...). Já o pretérito imperfeito geralmente está mais ligado a uma ação rotineira, a um hábito do passado. Exemplo: "quando eu era criança eu NADAVA aos finais de semana". Nadava, cantava, andava, passeava, etc... Esses são exemplos de pretéritos imperfeitos: hábitos do passado, ações rotineiras do passado. Essa é a principal marca do imperfeito.

      Excluir
  49. Ajudou muito agora eu só preciso decorar pq a prof vai perguntar amanhã.^-^

    ResponderExcluir
  50. eu também adorei esse site eu vou tirar nota 10 no trabalio de português

    ResponderExcluir
  51. obg eu tenho prova de verbo subjuntivo todas conjugações e esquci meu livro e casa e vou dormir na minnha vo e agora to estudando pelo site obg !!!

    ResponderExcluir
  52. como e o modo indicativo Dos verbos :Falar amar sorrir ir ler correr OBG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria. Para ficar mais simples para você, você pode acessar o conjugador de verbos online. Lá você vai encontrar a conjugação completa de todos os verbos em todos os tempos e em todos os modos você quiser. Acesse o link: http://www.conjugador.com.br/

      Excluir
  53. Odorei! Tirei uma nota muito boa no meu trabalho de português... Agradeço pelas dicas!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©