Artigo

Olá pessoal!

Dando sequência ao nosso roteiro de estudos sobre classes gramaticais, hoje nós vamos estudar o que são artigos. A função principal dos artigos é determinar ou indeterminar os substantivos a quem eles se referem.



Para tanto, existem dois tipos de artigos:

Artigos definidos: o, a, os, as
Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas



ARTIGOS DEFINIDOS X ARTIGOS INDEFINIDOS

É importante entender a diferença de uso entre os dois tipos de artigos. Veja o exemplo abaixo:


Ronaldo é um amigo meu. 
Ronaldo é o meu amigo. 


Você conseguiu notar alguma diferença de sentido entre as duas frases?

Quando eu digo que Ronaldo é "um amigo meu", o uso do artigo indefinido ("um") dá a entender que Ronaldo é um amigo qualquer, genérico, assim como outros amigos. 

Porém, quando eu digo que Ronaldo é "o meu amigo", o uso do artigo definido ("o") dá a entender que ele é um amigo importante, específico, ou seja: não é um amigo qualquer. 

Portanto, é importante entender bem essa diferença: os artigos definidos ("o", "a", "os", "as") se referem aos substantivos de forma específica e definida, enquanto que os artigos indefinidos ("um", "uma", "uns", "umas") se referem aos substantivos de uma forma mais genérica e vaga. 

Vamos ver outro exemplo:

Querida, encontrei um urso no quintal.

Querida, encontrei o urso no quintal. 

A primeira frase dá a entender que encontrei, no quintal, um urso qualquer, genérico (como qualquer outro), enquanto que a segunda frase dá a entender que encontrei um urso específico, como se eu já conhecesse esse urso. 






Os artigos podem se unir com outros termos. Por exemplo: "Entrei NO ônibus" (no = em + o) ou "entrei NUM ônibus (num = em + um)". Porém, nós vamos estudar isso com mais calma depois. 











15 comentários:

  1. Olá,
    Gostária de saber se o artigo o e a são considerados palavras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Eles são letras do alfabeto (vogais) e também são palavras a partir do momento em que assumem alguma classificação gramatical (o "a" pode ser artigo, preposição, entre outros).

      Excluir
  2. Muito bom o blog de vocês, sensacional!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz parece que com o seu blog, meu cérebro começa a funcionar kkkkk;

    ResponderExcluir
  4. otimo blog ta me ajudando muito !! Os exemplos sao fantasticos !! Deixa tudo explicado nos minimos Detalhes!! Show De Bola!! agora que vou aprender portugues o materia chata kkkkk obrigado ajudando muito aqui

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o blog, meu cérebro começou a funcionar também.

    ResponderExcluir
  6. Também aconteceu comigo, rsrs. Esse blog ensina tão bem que parece que ele deixa todo "burro" se sentindo "inteligente", kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  7. Ônibus.rar....kkkkkkkkk

    Essa é boa!!!!!!

    Parabéns pelo blog!!!! Muito bom!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Assim fica fácil aprender! Muto bom!

    ResponderExcluir
  9. OI EU AMEI SEU BLOG VCS SÃO DEMAIS BJ TOPINHO P VCS I LOVE U

    ResponderExcluir
  10. cara isso é um máximo!!!

    ResponderExcluir
  11. Meus parabêns por está forma didática e tão fácil de explicar o português, continue com esse trabalho sensasional que é disceminar o conhecimento sobre a nossa lingua portuguesa.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por me fazer sentir bem melhor!
    Amando seu blog...

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©