Jogo dos 7 Erros (1R): Manias de Pobre

Vamos às respostas do "Manias de Pobre":

Cuidado! Se você gosta de amarar cachorro com fio de luz, de guardar as sobras do sabonete para fazer um só ou, então (e o mais drástico), de subir na lage, mexer na antena e ficar gritando "está bom?", então você está começando a adotar algumas manias de pobre. Há muitas outras, como por exemplo: colocar bombril na antena de televisão, aproveitar garrafas de refrigerante para encher de água (eu faço isso, haha), esquentar a ponta da caneta Bic para ver se ela volta a funcionar, colocar sunga ou biquini para tomar sol na lage, cortar a embalagem do creme dental para aproveitar a pasta, usar pote de requeijão como copo, visitar várias lojas sem comprar nada dizendo "só estou dando uma olhadinha" e alugar uma kombi velha para levar toda a família numa viajem até a praia. Pior que isso, é postar no Facebook esta foto:


1 - LAGE:

O modo correto de se escrever é "laje". Vamos à Wikipédia:

Uma laje em engenharia civil e arquitetura é o elemento estrutural de uma edificação responsável por transmitir as ações que nela chegam para as vigas

Por que é com "j"? Resposta: porque sim!
Outras palavras que se escreve com "j": pajem, pajé, berinjela, jeito, jiboia, jiló

2 - BIQUINI

O correto é "biquíni". Essa palavra é paroxítona (a sílaba mais forte é a penúltima, ou seja: biquíni). Todas as paroxítonas são acentuadas caso NÃO TERMINEM em A,E,O, EM, ENS, além dos ditongos abertos (ex: ideia, jiboia, assembleia). 

As oxítonas (palavras com a última sílaba tônica), ao contrário, são acentuadas quando terminam em a,e,o,em,ens (ex: vatapá, jiló, armazém, parabéns). 

3 - VIAJEM

"Viajem" é verbo. É usado nas conjugações: eu viajo, tu viajas, ele viaja, etc... Por outro lado, "viagem" é substantivo. Logo, o certo é dizer:

Levar a família para uma viagem (substantivo)
Levar a família para viajar (verbo). 

Para entender melhor com mais exemplos, clique aqui

Essa foi uma edição da série "Jogo dos 7 Erros", aqui, no Blog do Gramaticando. Em breve, teremos novas postagens. 



Um comentário:

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©