Jogos dos 7 Erros T2-R (Descubra se você é uma pessoa chata)

Vamos, então, às respostas do 2ª texto da série "Jogos dos 7 Erros".

No texto "Descubra se você é uma pessoa chata", existem três palavras escritas de modo errado:

A conversa em monólogo: o chato nunca percebe que está falando sozinho. O ouvinte é quem sofre e geralmente dá sinais de vida falando “hein”, “aham”, “sim”, “claro”, “concordo”, entre outros termos vagos como esses... Logo, se você conversa com uma pessoa e ela se limita a confirmar coisas vagas, então tem alguma coisa errada. Quem gosta de uma conversa não aje como ouvinte mas sim, sempre participa junto. Logo, se você for conversar com uma pessoa e só você falar, então experimente mudar de assunto por mais legal que ele seja para você. Ou, às vezes, o cara chato se empolga, fala demais e não deixa o outro falar. 

O nosso primeiro erro está na grafia da palavra "aje". O correto é "age", pois vem do verbo "agir", que se escreve com "g".

Outras palavras que geram dúvidas semelhantes são: jiboia, lage, jiló

Intrometido: Pessoas intrometidas costumam ser chatas. Perguntam coisas desnecessárias com que objetivo? Resposta: para nada, ou então para sair fofocando por aí. Sugam a sua paciência para nada. Você é obrigado a respirar fundo e responder educadamente. Se você der uma indireta, elas não entendem e interpretam mal, o achando mau educado. Evite ser intrometido: basta não ser a agenda da pessoa. Evite perguntar o que ela vai fazer ou vai deixar de fazer. 

Nesse caso, temos 2 erros em um: primeiramente, o correto é se escrever "mal", conforme a regra:

MAL - contrário de BEM
MAU - contrário de BOM

Logo, o contrário de mal-educado é "bem-ducado" (e não "bom-educado").

Outra coisa que você percebeu agora é o uso de hífen. Sempre que usamos o "mal" numa palavra composta, usaremos hífen se o segundo membro começar com vogal ou com h. Como "educado" começa com a vogal "e", usaremos o hífen, ficando: MAL-EDUCADO.

E o nosso terceiro erro se enquadra na mesma situação:

Com essas cinco características, você pode evitar ser uma daquelas pessoas bem chatas. É claro que tem outras variantes. Se você for uma daquelas pessoas que sempre está mau humorada e nada te alegra, você poderá ser considerada chata por alguém, por exemplo. Orgulhoso demais? É chato. Humilde demais? É chato. Certinho demais? É chato. Educado demais? É chato... Repetitivo demais? Muito chato...

Conforme a regra que acabamos de ver, o correto é MAL-HUMORADA.

Esses foram os três erros de ortografia do 2ª texto da série "Jogos dos 7 Erros". Os leitores participaram através de comentários e através do envio de mensagens pelo nosso formulário de contato, descobrindo os erros. Quero agradecer aqui a participação de vocês e, sobretudo, meus parabéns! O placar foi virado:



Se preparem para os próximos desafios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©