"Zoar" ou "zuar"?



Foto: É muito comum encontrar no Facebook o tal do "zuar". Porém, o verbo vem de "zoação" e, portanto, deve ser escrito com "o": ZOAR. 

Portanto, quando você vir alguém fazendo alguma estranheza ou burrice, diga: "nem vou ZOAR... vai que é doença". Além disso, "zoação" é uma gíria. Portanto, nada de colocá-la na redação, senão você vai literalmente zoar da cara do avaliador da banca.


É muito comum encontrar no Facebook o tal do "zuar". Porém, esse verbo está associado à "zoação" e, portanto, deve ser escrito com "o": ZOAR

Portanto, quando você vir alguém fazendo alguma estranheza ou burrice, diga: "nem vou ZOAR... vai que é doença". Além disso, "zoação" é uma gíria. Portanto, nada de colocá-la na redação, senão você vai literalmente zoar da cara do avaliador da banca. O sentido original de "zoar" é "fazer zoeira" ao invés de "zombar". 

6 comentários:

  1. Facebook é um problema sério, não é questão de brincadeira. Imagina a pessoa fazendo vestibular e logo se esquece como escrever um certo tipo de palavra e acaba lembrando da frase do facebook. "joven" Isso é um absurdo!
    Abraços, Juli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o problema não está no facebook em si, está na situação atual da educação no país, onde as crianças nasceram com o corretor ortográfico nas mãos, habituados a digitar, suas letras são horríveis..., e os pais, ah os pais, não cumprem o seu papel de pais..., então as redes sociais só tornam evidente o que os professores já sabem há muito tempo, a tecnologia ao invés de ajudar, tem tornado nossos jovens preguiçosos e burros!

      Excluir
  2. Oi? "Zoar" vem de "zoação"? Vc tem certeza? Vc bota a sua mão no fogo por isso? Não seria o contrário?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Atualizei a postagem e achei melhor escrever que o verbo está associado ao substantivo (para não ter dúvidas).

      Perguntar se eu "tenho certeza" e se eu "colocaria a mão no fogo" é algo desnecessário e não sei qual foi o seu propósito em se expressar desse modo.

      Bem, obrigado por sua correção. Eu realmente reconheço o equívoco. Erros só podem acontecer com quem trabalha.

      Excluir
    2. Bela resposta, o contributo seria apenas em chamar a atenção, mas não em provacar uma "zoação".
      Isto só indica sua honestidade no trabalho. Todos somos sujeitos ao equívoco. Não somos "volpes" ambulantes.

      Excluir
  3. vlw parseiro me esclaresseu esça duvida! Obrigado

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©