Figuras de Linguagem

Olá povo!

Hoje nós vamos falar a respeito das figuras de linguagem

 PRINCIPAIS FIGURAS DE LINGUAGEM 

 1) Metáfora e Comparação  

A metáfora nada mais é do que uma comparação sem o elemento comparativo. Por outro lado, a comparação possui elemento comparativo. Veja:

O meu cachorro é um coelho (metáfora)
O meu cachorro é como um coelho (comparação)

figuras de linguagem



Observe que, ao usarmos um elemento comparativo (no exemplo foi "como") estaremos fazendo uma comparação. Caso não usarmos um elemento comparativo estaremos fazendo uma metáfora.

 2) Metonímia 

Bonifácio lê Paulo Coelho.
Bonifácio está sem teto. 
Bonifácio comeu uma caixa de chocolates


Todos esses exemplos caracterizam a metonímia. Na metonímia, nós usamos uma palavra no lugar de outra e essa palavra não pode ser lida ao "pé da letra" (de modo literal), mas mesmo assim nós conseguimos entender o sentido da frase.  

Dizer que alguém "lê fulano de tal" significa dizer que alguém lê os seus livros. Portanto, Bonifácio não pega o Paulo Coelho em pessoa e o "lê", mas sim lê os livros de Paulo Coelho. Dizer que "Bonifácio está sem teto" não significa dizer que ele está morando num lugar "sem telhado", sem o teto físico, mas sim que ele está sem lugar para morar. Dizer que Bonifácio comeu uma caixa de chocolates não significa dizer que ele comeu a caixa, mas sim que ele comeu os chocolates que estão dentro da caixa. 

 3) Prosopopeia ou Personificação 

Trata-se de atribuir características humanas a outros seres e de objetos.

O sol nasceu sorrindo.
A lua chorou.
O cachorro assustou o outro, gritando: "surpresa!"




O sol não sorri. A lua não chora. Cachorro não fala. Afinal, essas ações são feitas pelos humanos. 

 4) Eufemismo 

É um modo de dizer mais "suave", abrandando determinada informação. Por exemplo: ao invés de falarmos "Fulano morreu", nós dizemos "Fulano não está mais entre nós". 

 5) Hipérbole 

Trata-se de um exagero. Por exemplo: "chorei rios por você", "esperei séculos por você", "já falei milhares de vezes", "fui voando para o escritório porque eu estava bem atrasado".

 6) Antítese 

Ideias contrárias. Exemplo: "A guerra pode gerar paz". Existe uma antítese entre "guerra" e "paz", pois esses termos são opostos.


7) Pleonasmo 

É uma espécie de redundância, ou seja: repetição de termos ou de ideias desnecessárias. Por exemplo: "vi com meus próprios olhos", "sonhei um sonho", "cantei uma canção". A diferença é que o pleonasmo é uma figura de linguagem e é utilizado de forma proposital, enquanto que a redundância caracteriza um vício de linguagem e é inadequada ("ele subiu para cima").

 OUTRAS FIGURAS DE LINGUAGEM 

 Zeugma : é a supressão de uma determinada palavra que já foi usada anteriormente no texto. Assim, a sua omissão não prejudica a compreensão da mensagem transmitida. 

Eu prefiro chocolate branco; ela, preto.

Observe que foram retiradas as palavras "prefere" e "chocolate" para evitar a repetição ("eu refiro chocolate branco, ela prefere chocolate preto). Porém, mesmo com a omissão dessas palavras, o leitor pode compreender perfeitamente o sentido. 

 Elipse: trata-se da omissão de uma palavra, não importando se ela foi mencionada anteriormente ou não.

Na mesa, dois copos e dois pratos. 

Observe que podemos entender que "na mesa, havia dois copos e dois pratos". Houve, portanto, a elipse de "havia".

 Hipérbato: trata-se da inversão na ordem dos elementos da oração (sujeito +verbo + complemento). Exemplo: "caiu Juvenal da bicicleta" é um hipérbato (uma inversão) de "Juvenal caiu da bicicleta".

 Silepse: trata-se de alterar a concordância das palavras, concordando com a ideia transmitida e não necessariamente com a palavra expressa. Ao invés de dizer, por exemplo, "o pessoal se desequilibrou e caiu na vala", nós podemos dizer "o pessoal se desequilibrou e caímos na vala", alterando, assim, a concordância correta, como se eu estivesse me incluindo na queda.

7 comentários:

  1. Parabéns . Busco fazer poesias, e seu blog me estimulou a usar as figuras de linguagem

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,ótimo blog!
    Já tinha visto outros posts a cerca do assunto,mas da forma que foi colocada aqui,facilitou muito o entendimento.
    Obrigada. ;)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, facilitou meu entendimento sobre figuras de linguagem.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo blog,e parabéns pela explicação clara no conteúdo

    ResponderExcluir
  5. O blog é muito bom. Ainda está na ativa?

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©